terça-feira, 18 de dezembro de 2007

SALVEMOS O BRASIL ENQUANTO HÁ TEMPO

Enquanto há Tempo, Salvemos o Brasil.

Ó terra cobiçada, explorada e maltratada, tu és grande, cheia de vida, por isso ainda não sucumbiste diante de tantas feridas.
Cinco séculos de exploração, e tu continuas sendo alvo da atenção de outras nações. Sinto que tu não estás nada feliz e nem orgulhosa por ser admirada por estrangeiros, tu não sabes distinguir os nomes das nações, mas pudestes no passado, e ainda hoje, sentir a diferença no relacionamento delas contigo, e dos nativos que aqui habitavam antes dos seguidores de Caim aqui chegarem.
Os nativos viviam como gratos ao criador por tu existires, terra querida: formosa, cheirosa, com águas límpidas, vegetações e animais tão abundantes, que se sentiam abrigados, e alimentados davam valor a ti.
Os invasores chegaram falando em nome de Deus, iludiram aqueles que te amavam, e muitos dos que não os aceitaram foram dizimados. E tu passastes a ser maltratada, e apenas por uma minoria és hoje amada.
Ó terra amada, tu já não sabes distinguir entre a tua população: uns lembram os teus antigos moradores, outros, aos teus invasores. Tu te lembras? ... que depois dos invasores, chegaram outros povos que não eram como os nativos e nem como os europeus?... eram os negros africanos.
Enfim, esses grupos se misturaram, cruzando os diferentes tipos humanos dando origem ao brasileiro. Mas o germe do etnocentrismo por muito tempo permaneceu.
Ó terra amada! uma grande coisa aconteceu, o mundo de hoje tem maior consciência dos Direitos do homem. Sabemos que somos todos humanos e portanto semelhantes. As diferenças estão no desenvolvimento da cultura de cada povo e de acordo com o espaço geográfico onde foi desenvolvido. Tudo isso porque o homem é um animal com inteligência, enquanto os demais animais vivem predominantemente pelo instinto.
Essa inteligência que privilegia o homem é um dom, que o capacita a criar muitos símbolos para se comunicar, técnicas para trabalhar, códigos para se conduzir .
E entre tantos códigos o básico é o moral, o qual pode dar a qualidade do ser humano que o expressará no seu caráter.
O homem pode ser bom ou mal caráter. A Moral se refere aos costumes de conduzir a sociedade na pratica do bem comum, onde todos têm deveres e direitos, para viver em paz.
Ó solo bendito! que está sofrendo com o desmatamento, com as queimadas, com a poluição; E eu posso avaliar o quanto tu estas sofrendo. Mas, nos sustente ainda um pouco! eu sei que o teu coração está em revolução e se ele estourar mergulharemos no magma incandescente das conseqüências deste mal.
Continue forte, impávido colosso, tu nos ensinas com a tua grandeza, ao continuar generosamente nos sustentando, mesmo sendo maltratada.Eu quero tentar te imitar, tendo atitude de paciência e perdão para com esses meus irmãos que causam a destruição.
Houve uma pessoa reconhecidamente de grande inteligência entre os brasileiros, entendido em jurisprudência.
Conhecedor do caráter que predominava na elite brasileira, com uma estrutura social e política criada a partir de uma base com fins hereditários, vitalícios, oligárquicos, para garantir a manutenção dos mesmos no poder, tal pessoa afirmou:

“... de tanto ver triunfar as nulidades,
de tanto ver crescer a injustiça,
de tanto agigantarem-se os poderes
nas mãos dos maus , o homem
chega a desanimar da virtude, rir
da honra, a ter vergonha de ser honesto”
-Rui Barbosa-
“Dos filhos deste solo es mãe gentil”
Ó terra amada! Veja que a religião, os princípios morais, a lei foram manipuladas em nossa sociedade e esse respeitado brasileiro, com tudo que possuía de saber pôde prever o triste futuro dessa nação.
No Centro sismológico de BRASILIA “tão sensível”tem acusado os tremores, que estão ocorrendo constantemente em seu interior.Lá é nossa capital onde estão muitos dos grandes responsáveis por tudo que ocorre de desmando na nossa nação, mas acredito que lá ainda temos irmãos que ti amam verdadeiramente, Não explode querido chão.
“Verás que um filho teu não foge a luta.
Espera mais um pouco, os homens de boa vontade estão sofrendo ao ver sua pátria moralmente se desfazendo, seu solo desintegrando e muitos inocentes pagando pelo que não deve, muitos deles tem fé para enfrentar qualquer destruição sem perder a esperança e a razão, mas a maioria não entendeu o que é a verdadeira religião e vivem se enganando, é por isso que te peço, não se desfaça!
Dá-nos tempo para salvar o máximo de nossos irmãos: índios, brancos, negros e todas as cores que habitam esse chão. Somos todos brasileiros.
Solo querido que Deus me deu, eu desfruto de tudo, mas nada é meu.

Que todos nós que desfrutamos das riquezas desse nosso solo brasileiro saibamos que nesta terra somos administradores de Deus.
A Terra por certo passará, e você onde morará?...

Antonio Roberto de Oliveira

Um comentário:

edussguara disse...

Ok, basta tirar o Lula